Prefeito de Canoas é melhor avaliado entre maiores cidades do RS

Pesquisa do Correio do Povo aponta que Jairo Jorge (PT) tem desempenho superior


Pesquisa realizada pelo Correio do Povo em parceria com o Instituto Methodus mediu a aprovação dos prefeitos das quatro maiores cidades do Rio Grande do Sul faltando cerca de um ano para as eleições municipais de 2016. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), aparece como o melhor prefeito, obtendo a maior aprovação entre os moradores da sua cidade. O desempenho de Jairo Jorge como prefeito é aprovado por 77,8% dos moradores de Canoas, contra 22,2% que não aprovam sua gestão. 

O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), vem em segundo lugar com 65,5% de aprovação, contra 34,5% de não aprovação. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), aparece em terceiro lugar com 56,2% de aprovação, contra 43,8% de não aprovação. E, por último, entre as quatro maiores cidades do Estado, aparece o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), com 46,7% de aprovação e 53,3% de desaprovação.

A gestão da cidade de Canoas é a que tem a imagem mais positiva entre os quatro maiores municípios do Rio Grande do Sul: 59,9% dos entrevistados consideram-na ótima ou boa, contra somente 12,1% que a apontam como ruim ou péssima. A administração de Caxias do Sul aparece com 42,4% de ótimo e bom, contra 16,7% de ruim e péssimo. Em Porto Alegre, a gestão municipal obteve 33,3% de ótimo e bom, contra 24,2% de ruim e péssimo, e em Pelotas a pesquisa Methodus registrou 30,0% de ótimo e bom contra 36,4% de ruim e péssimo.

Jairo Jorge tem desempenho aprovado por 77,8% | Foto: Ireno Jardim / Divulgação / CP

O diretor do Instituto Methodus, Jefferson Jaques, afirma que "no caso de Canoas, verificamos que a gestão do prefeito está blindada em relação à crise nacional, mantendo excelentes índices de aprovação’’. Em Porto Alegre e Caxias do Sul observaram-se altos índices de avaliação regular (42,6% e 40,8%, respectivamente). Segundo Jaques, “a definição desse grupo de eleitores, daqui até o ano que vem, será muito importante para apontar as chances dos candidatos de situação ou oposição nas eleições municipais’’.

Os eleitores de Canoas reconhecem que o prefeito cumpriu a maioria das suas promessas de campanha: para 62,1%, Jairo Jorge está cumprindo quase todas ou a maioria das suas promessas, contra 37,8% que respondem que o prefeito cumpriu poucas ou nenhuma das promessas. Em Porto Alegre, 25,7% dos eleitores consideram que Fortunati cumpre a maioria das suas promessas, enquanto 74,3% acham que não está cumprindo. Em Caxias, para 38% Barbosa Velho cumpre a maioria das promessas, contra 63% que consideram que ele não está cumprindo. O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, obteve 25% de respostas positivas nessa questão, contra 75% de entrevistados que acham que ele não cumpre a maioria das suas promessas de campanha.

As diferenças de desempenho administrativo parecem estar impactando a percepção da vida em cada cidade. Em Canoas, 68,4% dos entrevistados consideram que as coisas na cidade estão indo “no rumo certo”. Esse índice é de 62,2% em Caxias, e de 40,2% em Pelotas. Na Capital, para somente 33,8% dos entrevistados as coisas na cidade estão indo no rumo certo.

A administração de Canoas obteve nota média de 6,7. A administração de Caxias recebeu dos moradores da cidade nota média de 5,8, contra 5,2 de Porto Alegre, e Pelotas foi a única das quatro cidades do Estado com média abaixo de 5, recebendo nota 4,8 dos seus moradores.


Leia também:


Matéria publicada em 08/10/15 no Jornal Correio do Povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

Uber: reação dos taxistas preocupa população