Oportunidades no mês do
Dia dos Namorados
O Instituto Methodus em parceria com a Band RS realizou uma
pesquisa para conhecer o comportamento de compra no Dia dos Namorados. Através
do estudo, foi possível levantar importantes informações para os varejistas da
região. Confira nesse post os principais insights que a pesquisa revelou.
A maioria dos entrevistados está sentindo-se feliz (37,8%),
pleno (17,1%) ou apaixonado (13,8%). Indicam também que o Dia dos Namorados representa
“Uma tradição para trocar presentes e carinhos com a pessoa que você está”. Assim como em outras datas comemorativas o público principal
que movimenta o comércio são as MULHERES.
Oportunidade: Trabalhar a comunicação toda voltada
para ELAS.
Para o Dia dos Namorados, a audiência da Band RS pretende
ficar na cidade (71,5%). Apenas 16,2% vai viajar e 12,2% não decidiu ainda o
que vai fazer.
Na hora de escolher o presente a maioria costuma “Pensar em
uma programação, como jantar, cinema, jantar, teatro, passeio, show” (56,9%) ou
“Ir nas lojas que mais combinam com as pessoas e comprar um presente”.
Nesse sentido, 29,3% dos entrevistados afirmam que se
programaram para jantar ou almoçar em um restaurante. A maioria dos
respondentes (84,8%) também indica que influencia/influencia muito na sua
decisão de consumo no Dia dos Namorados quando os restaurantes oferecem pratos
personalizados, shows e luz de vela.
Oportunidade: Grande parte dos entrevistados pretende
consumir restaurantes e eventos em Porto Alegre. Sugerimos a realização de
parcerias entre restaurantes e eventos para realização de promoções, pois 60,6%
dos entrevistados considera que “Promoções/ Cupons de desconto / Sorteios
(cinema, app de mobilidade urbana, app de reservas e descontos)” influenciam
muito na sua decisão de consumo no Dia dos Namorados.
Sobre as compras de presentes, 25,2% ainda irá comprar e
22,6% ainda não decidiu, apenas 1,6% indica que já realizou a compra. Os
entrevistados afirmam que 42,4% das compras serão realizadas em shoppings.
Nesse ano o Dia dos Namorados será em uma segunda-feira,
31,7% dos entrevistados comemorará no dia mesmo, 22,0% no final de semana que
antecede o dia oficial e 23,6% não vai comemorar.
Oportunidade: A maioria dos entrevistados vai
comemorar e ainda não realizou suas compras do Dia dos Namorados.
Os presentes preferidos são: jantar (50,4%) e
roupas/calçados (43,9%).
Oportunidade: 63,7% dos entrevistados indicam que as
vitrines decoradas influenciam/influenciam muito na decisão de compra.
Logo após são preferidos os
chocolates/cestas/comidas/bebidas com 33,3%. Percebeu-se que uma parcela
representativa dos entrevistados (29,3%) pretende ficar em casa assistindo
filme ou fazer um almoço/janta especial em casa (22,0%).
Oportunidade: As lojas de chocolates, cestas,
comidas, bebidas e até os supermercados podem ofertar kits para refeições
especiais em casa.
Os respondentes em sua maioria pretendem gastar: até R$
100,00 (41,5%), de R$ 101,00 a R$ 200,00 (35,0%). A decisão do valor a ser
investido no presente está vai de acordo, principalmente, “com a minha situação
financeira atual” (52,0%) e “com a pessoa e qual a proximidade dela comigo”
(32,5%).
Quer saber mais? Solicite o relatório completo por através
do e-mail: relacionamento@institutomethodus.com.br
Miracles sometimes occur,Miracles sometimes occur, but one has to work terribly for them
ResponderExcluirConstant dropping wears the .........
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