Expectativa dos gaúchos em relação ao Governo Estadual do Rio Grande Sul

O Instituto Methodus, referência nacional em inteligência política, divulga nesta semana, um estudo com a expectativa dos gaúchos em relação ao Governo Estadual do RS.


Fernanda Barth – Mestre em Ciência Política pela UFRGS e analista do Núcleo de Inteligência Política do Methodus – realizou a análise dos dados obtidos e apresenta um panorama geral da pesquisa.
A pesquisa aponta que José Ivo Sartori conta com o apoio de mais da metade da população e um alto grau de confiança. Mostra também que no interior a opinião em relação a todos os quesitos testados é ainda mais positiva do que na região metropolitana.
Em relação aos resultados da eleição, 54,0% dos eleitores ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com a eleição de Sartori contra 21,8% dos eleitores que se dizem insatisfeitos e 21,0% se consideram neutros.  O nível de satisfação em relação à eleição é maior no interior do que na Região Metropolitana.


É importante destacar que o nível de insatisfação em relação à eleição do representante da aliança do PMDB é menor do que o índice de eleitores que votaram em Tarso Genro no segundo turno. 
O índice de confiança no novo governador chega a 51,7%, contra 33,5% que dizem não confiar e 14,8% não sabem. É importante destacar que o índice de confiança é bastante alto em um contexto sócio-político onde a maioria dos gaúchos afirma não confiar nos políticos em geral.

Em relação à expectativa quanto à qualidade da administração, 57,7% acham que ela será boa ou ótima, contra 10,4% que acham que será péssima ou ruim e 27,3% que tem expectativa de uma administração regular.


O que mais chama a atenção nos resultados obtidos é um índice que vem a fortalecer a convicção que o Instituto Methodus tem de que um dos principais motivos que levou o governador a vitória é que os eleitores viram nele a capacidade de resolver os principais problemas do estado. Quase 70% dos entrevistados (68,3%) acham que o governador tem capacidade para resolver os principais problemas do Rio Grande do Sul. No interior do Estado este índice chega a 72,1%.


As dezenas de avaliações qualitativas que foram realizadas pelo Methodus em 2014, já indicavam que a estruturação do programa político da aliança do PMDB favorecia o entendimento do que estava sendo proposto nas áreas de infraestrutura, segurança, educação, saúde, agricultura, etc. E que os eleitores também viam em Sartori a experiência necessária para tanto, ao avaliarem a sua gestão como prefeito de Caxias do Sul. 
Apesar de verem no novo governador esta capacidade, a maioria da população sabe que o governo não conseguirá resolver estes problemas no curto prazo. Dos entrevistados, 34,1% acham que será necessário de dois a quatro anos para a resolução dos principais problemas, enquanto 28,8% acham que de um a dois anos, 19,8% acham que será preciso mais de quatro anos e apenas 15% acreditam que levará menos de um ano. Quando este cruzamento é feito entre entrevistados do interior e região metropolitana, vemos que esta consciência está equanimemente distribuída, quase com os números empatados, o que se mostra uma vantagem, podendo refletir em uma maior compreensão por parte da opinião pública em relação às dificuldades mais persistentes e a falta de resultados imediatos.


Com esta análise podemos perceber que Sartori inicia sua gestão com a legitimidade e apoio da opinião pública necessárias para governar, tendo um forte apoio do interior. 

Foram realizadas 1.500 entrevistas no período de 05 a  08.01.15 em 25 cidades do RS.
Para ter acesso à pesquisa completa entre em contato através do e-mail: comercial@institutomethodus.com.br.
Acompanhe nosso blog para ter acesso às informações de nossos projetos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

PARA 100% DO SETOR INDUSTRIAL, O BRASIL ESTÁ PARADO