O uso das redes sociais como canal de informação

Quando questionados se as redes sociais são um meio de comunicação e informação, os jovens entrevistados no estudo Geração da Conectividade respondem que é 

“o único”, “o principal”, “o início”, “um facilitador”.

As redes sociais são vistas como uma ferramenta que facilita a participação, a busca por informação, são citadas como um 


“instrumento agregador”.

Essa visão, entre os jovens de 16 a 25 anos, independe da idade e classe social. 

A internet e as redes sociais são o meio de comunicação preferido para a busca de informações. A preferência se dá em razão da praticidade:

Eu abro a página e a notícia está na minha timeline”.

Afirmam que não conseguem se desligar da internet porque

“não é como a TV que dá para ligar e desligar ou trocar de canal,  não podemos fugir da nossa timeline”.

Mesmo sendo unânime entre os jovens, há uma enorme desconfiança sobre as informações divulgadas na internet. Para checar a veracidade das informações, costumam pesquisar a mesma notícia em diversos sites.





Apesar da preferência pela internet, os meios convencionais de informação não foram deixados de lado. A televisão continua sendo para os jovens um dos principais meios de se manter informado, mas a desconfiança sobre as informações dadas por esse veículo também existem. Já o rádio é mais utilizado para se manter informado sobre futebol.

Análise realizada por Salete Bavaresco.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

PARA 100% DO SETOR INDUSTRIAL, O BRASIL ESTÁ PARADO