O uso das redes sociais como canal de informação
Quando questionados se as redes sociais são um meio de
comunicação e informação, os jovens entrevistados no estudo Geração da
Conectividade respondem que é
Afirmam que não conseguem se desligar da internet porque
Mesmo sendo unânime entre os jovens, há uma enorme desconfiança sobre as informações divulgadas na internet. Para checar a veracidade das informações, costumam pesquisar a mesma notícia em diversos sites.
Apesar da preferência pela internet, os meios convencionais de informação não foram deixados de lado. A televisão continua sendo para os jovens um dos principais meios de se manter informado, mas a desconfiança sobre as informações dadas por esse veículo também existem. Já o rádio é mais utilizado para se manter informado sobre futebol.
Análise realizada por Salete Bavaresco.
“o único”, “o principal”, “o início”, “um facilitador”.
As redes sociais são vistas como uma ferramenta que facilita
a participação, a busca por informação, são citadas como um
“instrumento agregador”.
Essa visão, entre os jovens de 16 a 25 anos,
independe da idade e classe social.
A internet e as redes sociais são o meio de comunicação preferido para a busca de informações. A preferência se dá em razão da praticidade:
A internet e as redes sociais são o meio de comunicação preferido para a busca de informações. A preferência se dá em razão da praticidade:
“Eu abro a página e a notícia está na minha timeline”.
Afirmam que não conseguem se desligar da internet porque
“não é como a TV que dá para ligar e desligar ou trocar de canal, não podemos fugir da nossa timeline”.
Mesmo sendo unânime entre os jovens, há uma enorme desconfiança sobre as informações divulgadas na internet. Para checar a veracidade das informações, costumam pesquisar a mesma notícia em diversos sites.
Apesar da preferência pela internet, os meios convencionais de informação não foram deixados de lado. A televisão continua sendo para os jovens um dos principais meios de se manter informado, mas a desconfiança sobre as informações dadas por esse veículo também existem. Já o rádio é mais utilizado para se manter informado sobre futebol.
Análise realizada por Salete Bavaresco.
Comentários
Postar um comentário