Os stakeholders e as marcas
Os valores e a missão de uma marca são ratificados ou não continuamente por toda a cadeia de envolvidos, os stakeholders: fornecedores, funcionários, gerentes, acionistas, parceiros de canal e os consumidores. As marcas devem investir na construção da missão e valores junto a todos os stakeholders, não apenas junto aos consumidores.
A missão e valores de uma
empresa tornam-se cada vez mais importantes para as marcas. Para além de um
mero blá blá blá do plano de negócio, a
missão e valores integram a identidade da marca, e mais do que nunca devem ser
genuínos, porque o consumidor conquistou sua autonomia e espera mais que um produto,
quer algo além do material, quer compromisso com valores que tenham impacto
positivo no mundo e na vida das pessoas.
Os stakeholders são fundamentais na concretização da identidade, pois também
são promotores ou detratores da marca. Eles podem estar falando bem ou mal,
confirmando ou não a veracidade da missão da marca na sua rede, compartilhando
ou não os valores da marca.
A pesquisa através de um olhar
neutro - fora do processo da empresa – pode avaliar se a missão, os valores da
marca e a percepção dos stakeholders estão
alinhados. Observando a cultura da empresa, o
relacionamento entre os stakeholders,
assim como os valores expressos e latentes podemos detectar ruídos na
comunicação e culturas divergentes no sistema da marca.
Bruna Costa - Cientista Social
Equipe de Análise Methodus.
Bruna Costa - Cientista Social
Equipe de Análise Methodus.
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