Os stakeholders e as marcas



Os valores e a missão de uma marca são ratificados ou não continuamente por toda a cadeia de envolvidos, os stakeholders: fornecedores, funcionários, gerentes, acionistas, parceiros de canal e os consumidores. As marcas devem investir na construção da missão e valores junto a todos os stakeholders, não apenas junto aos consumidores.
A missão e valores de uma empresa tornam-se cada vez mais importantes para as marcas. Para além de um mero blá blá blá do plano de negócio,  a missão e valores integram a identidade da marca, e mais do que nunca devem ser genuínos, porque o consumidor conquistou sua autonomia e espera mais que um produto, quer algo além do material, quer compromisso com valores que tenham impacto positivo no mundo e na vida das pessoas.

Os stakeholders são fundamentais na concretização da identidade, pois também são promotores ou detratores da marca. Eles podem estar falando bem ou mal, confirmando ou não a veracidade da missão da marca na sua rede, compartilhando ou não os valores da marca.

A pesquisa através de um olhar neutro - fora do processo da empresa – pode avaliar se a missão, os valores da marca e a percepção dos stakeholders estão alinhadosObservando a cultura da empresa, o relacionamento entre os stakeholders, assim como os valores expressos e latentes podemos detectar ruídos na comunicação e culturas divergentes no sistema da marca.

Bruna Costa - Cientista Social
Equipe de Análise Methodus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

PARA 100% DO SETOR INDUSTRIAL, O BRASIL ESTÁ PARADO