RESULTADOS: Pesquisa de Clima Político

O Instituto Methodus realizou pesquisa com agentes políticos para avaliar como eles estão percebendo o cenário político e econômico atual e, neste contexto, o comportamento dos eleitores. O levantamento foi realizado online, entre 23 julho e 06 de agosto, com 123 entrevistados, a maioria gaúchos. Destes, 30,1% pretendem se candidatar nas eleições de 2016.
Os agentes políticos percebem que o país está passando por uma grande crise, a percepção é de que a crise política (87,0%) é maior do que a crise econômica (78,9%). Os agentes políticos se sentem cobrados pela população a dar explicações sobre o momento atual que o país está vivendo (78,7%), mas 57,9% acreditam não ter as informações necessárias para dar estas explicações para a população.

A maioria sabe que os eleitores estão insatisfeitos com a política atual, resposta dada por 91,8% dos entrevistados. 63,4% dos agentes políticos acreditam que os eleitores estão descrentes sobre as instituições políticas, 25,2% que os eleitores estão mais críticos e 21,1% que estão se manifestando mais sobre política.

No que diz respeito ao comportamento que os eleitores terão nas próximas eleições acreditam que eles apostarão em novos nomes, promovendo uma grande renovação na política (42,3%) e 40,7% que os eleitores vão pesquisar mais sobre os candidatos. Para tentarem se eleger os agentes políticos vão apostar mais no Corpo a Corpo (45,5%), em Reuniões com Multiplicadores (43,1%) e no Uso das Redes Sociais para interagir com o eleitor (39,8%). Os pesquisados acreditam que os votos nulos e as abstenções vão aumentar, respectivamente 35,0% e 27,6%.

Mas o que os eleitores estariam querendo de seus representantes? A pesquisa levantou este tema, sob o ponto de vista dos agentes políticos e descobriu que eles percebem que a maior demanda dos eleitores é por Ética (59,3%), seguida de Resultados Concretos (48,0%) e Transparência (39,0%).
Baixe aqui a apresentação completa dos dados: http://goo.gl/Cnxw3K
Responsável técnica: Economista Gaia Oliveira.
Análise: Cientista Política Fernanda Barth.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

Uber: reação dos taxistas preocupa população