O mercado é vivo, orgânico

O sonho de todo executivo de marketing é trabalhar com base em dados de pesquisas. O mercado é vivo, orgânico, e por isso muda constantemente. No entanto, muitas vezes, estes mesmos executivos se deixam levar por exigências de prazos curtos, recursos restritos impostos por seu financeiro e decidem por fazer “pesquisa interna” ou até mesmo não fazê-la.
Grande erro! A pesquisa de mercado é essencial para o sucesso a longo prazo da sua marca!


Por que a Pesquisa de Mercado é essencial para o sucesso a longo prazo da sua marca?


 1.Definir as prioridades de seu negócio
A pesquisa deve dizer-lhe o que é mais importante para seu cliente e ajudá-lo a priorizar e maximizar o seu tempo de forma eficaz.
2.Identificar as oportunidades de crescimento mais lucrativas
A pesquisa de mercado ajuda a pesar e quantificar as oportunidades a fim de priorizar as ações com maior potencial de receita para sua marca.
3.Manter-se relevante e orientado para o futuro
Pesquisa constante com clientes e consumidores permite ter a certeza de que estamos constantemente nos adaptando e evoluindo nossas marcas para atender as necessidades a longo prazo.
4.Reduzir o risco nas tomadas de decisões
A pesquisa permite minimizar o risco de fracasso nas decisões.
E quais são os principais objetivos das pesquisas de mercado?
1.Definir estratégia de marca
Todo executivo de marketing tem como meta colocar sua marca à frente das concorrentes. Quais métricas você deve monitorar constantemente? Quais os atributos de sua marca que importam para seu consumidor?
2.Identificar e conhecer seu público-alvo
A pesquisa pode identificar o melhor mercado para seu produto/serviço. Ou, se você já está estabelecido no mercado, pode definir o perfil de seu consumidor. E ao concentrar os seus esforços para os mercados certos, você pode ver resultados mais rápidos, maior eficiência e maior desempenho geral de suas campanhas de marketing.
3.Testar a comunicação
A mensagem, seja pelas campanhas, embalagens, ou site, deve chegar ao seu consumidor. Ela deve falar "com" seu consumidor e não falar "para" seu consumidor. A pesquisa pode testar conceitos e mensagens.
4.Definir maiores oportunidades
A inovação é fundamental para o crescimento de qualquer marca ou empresa. Com a pesquisa, no entanto, você pode concentrar seus esforços nas maiores oportunidades de crescimento, focando nos desejos, nas necessidades e nos interesses de seus consumidores.
5.Conhecer sua categoria
A pesquisa permite conhecer sua categoria e as mudanças da sua indústria. Dessa forma, sua empresa poderá ficar à frente da concorrência e estará preparada para se adaptar e inovar.
No mercado atual, de concorrência acirrada, sem espaço para amadorismo, a Pesquisa de Mercado não é apenas útil, é fundamental.
Texto de Maria Tereza Dischinger, publicitária e consultora de negócios do Instituto Methodus. 
Quer saber mais sobre esse artigo? Entre em contato: maria.tereza@institutomethodus.com.br

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